sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Iniciadas as atividades do Encontro “A Filosofia no Universo Adolescente”

Foram iniciadas hoje (7) as primeiras atividades que compõem a programação do Encontro “A Filosofia no Universo Adolescente”, realizado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – Uemanet, por meio da Diretoria do curso de Filosofia. A noite, às 18h, ocorrerá a abertura oficial do evento com a palestra do Prof.Dr. Cedric Tentel Nakasu, no auditório do Uemanet. As atividades acontecerão até a próxima sexta-feira (9).

No período da manhã, cerca de 375 participantes fizeram o credenciamento e receberam o material de apoio do Encontro e, na sequência, participaram dos minicursos: “A adolescência como formação para a cidadania na obra Emílio de Rousseau” (Prof. Bernardo Sakamoto); “A educação dos Jovens segundo Platão nas Leis e na República” (Profª. Rosa Aguilar) e “Cinema, Filosofia e Educação” (Prof. Anderson Bogéa). Ainda durante o credenciamento, vários integrantes chegavam de polos do Uemanet no interior do Maranhão para se inscrever e participar da segunda edição do Encontro.
O objetivo do evento é contribuir para a fala e reflexão sobre a adolescência e a filosofia inserida nessa natureza, além fazer com que os presentes percebam os elementos que compõem o universo em questão e relacionar com outros períodos da vida humana e comparar leituras filosóficas realizadas sobre o objeto em destaque.

A Diretora do Curso de Filosofia, Leila Amun, fala sobre a expectativa para o Encontro. “É a melhor possível e esperamos que ela seja excedida. A programação foi preparada de forma a contemplar algumas questões relativas à educação de adolescentes a partir de uma perspectiva filosófica. Vamos ter desde a Antiguidade até oficinas de cinema, que é algo bem atual para que os professores passem a se inteirar mais sobre esse universo”.

Ela complementa que as atividades também transitarão por outras áreas, como psicologia, com a finalidade de enriquecer os conteúdos. Voltado para estudantes e professores de Filosofia, a organização do Encontro espera ter representatividade de todo o Maranhão através dos 31 polos que enviaram seus alunos, a exemplo da estudante do polo de Coelho Neto, Andrea Costa Nunes, que participa do evento pela 1ª vez.

“Como não participei do primeiro e tem muita gente de outros locais, a expectativa é muito boa para o que vamos aprender e conhecer, como os professores das videoaulas. Mas é muito boa essa vivência para enriquecer a nossa trajetória no curso a distância, que não é fácil e exige bastante do aluno. Profissionalmente vem agregando bastante, pois já trabalhava na educação infantil e fundamental há um tempo e com o curso estou partindo para o Ensino Médio”, revela Andrea Costa Nunes.

Confira a programação completa no site www.uemanet.uema.br.