sábado, 29 de novembro de 2008

Amamentação: primeiro ato de amor

Por Campos Neto e Ilzinete Rangel


A amamentação é o primeiro momento afetivo entre a mãe e o filho. Esse contato é fundamental para que a criança cresça de maneira saudável. Pois o leite materno possui elementos de defesa insubstituíveis.

Conscientizar as mães sobre essa importância foi o papel importante da Semana Mundial de Amamentação que acontece anualmente. Já que hoje em dia as mulheres fazem um uso abusivo de alimentos artificiais ao invés da amamentação exclusiva.

Esse ano A Semana Mundial de Amamentação ocorreu no dia 1 de agosto. O tema abordado esse ano pela campanha foi “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”. Esse tema enfoca exatamente o aleitamento imediato que deveria ser feito ainda em sala de parto O trabalho como todos os anos, foi desenvolvido de maneira voluntaria pelos profissionais de saúde do Hospital Materno Infantil.

“Nós profissionais de saúde temos o compromisso de resgatar essa prática. O leite humano é o melhor alimento para o bebê e é capaz de suprir todas as necessidades de crescimento e desenvolvimento saudável” declarou a Dra, Feliciana do setor de aleitamento materno do Hospital.

O aleitamento materno feito ainda na sala de parto como enfoca a campanha de amamentação desse ano, só tem vantagens tanto para a mãe quanto a criança. Além de estimular a produção de leite de maneira mais rápida, a duração de amamentação se prolonga ajudando no crescimento saudável da criança.

Na mãe, ocorre à contração uterina, diminui o sangramento pós-parto, ameniza as chances de uma anemia, diminui os riscos de câncer de mama e ovário e é um eficiente método de planejamento familiar, pois a amamentação garante um espaço de tempo entre uma gravidez e outra.
Leia também