domingo, 30 de novembro de 2008

O samba é bom! Melhor é Vieira

Por Ana Cely e Suely Moura

Simplicidade, sensibilidade e entusiasmo pela vida. É assim que pode ser definido o cantor e compositor maranhense Antonio Vieira que nasceu em São Luis no dia 09 de maio de 1920.

Aos 16 anos começou a se interessar por música e fez sua primeira canção, Mulata Bonita. Anos mais tarde escreveu o Poema Para o Azul, sua música preferida dentre as 325 que ele já compôs.

A simplicidade de Antonio Vieira é sua marca registrada e, é dela, inclusive, que vem a sua maior fonte de inspiração, pois as letras das suas músicas falam dos dilemas do homem comum, dos sofrimentos e das alegrias das pessoas simples. “Às vezes eu estou caminhando na rua e ouço as pessoas conversando... e uma frase, uma palavra solta no ar, mexe comigo de uma maneira inexplicável e me serve de inspiração para escrever.” Diz ele.

Apesar de Vieira ter começado sua carreira de compositor muito jovem, foi somente aos 60 anos que ele aprendeu a tocar violão, um instrumento do qual gosta muito, mas que jamais se preocupou em tocar de forma magnífica. Segundo ele, quem canta se preocupando em tocar bem o violão acaba perdendo a expressão de um sorriso, um gesto diferente ou um olhar emocionado das pessoas que o estão prestigiando.

O mestre Antonio Vieira está com 88 anos de idade e, embora muitas das suas canções ainda permaneçam ignoradas pelo grande público, ele, com certeza, já pertence, a um seleto grupo de artistas que terão suas obras imortalizadas na voz e no coração de todos os amantes da boa música.

Veja as fotos da entrevista

Confira os seguintes vídeos:
Vieira e o tempo
Vieira recitando o poema A Prece de Deus

Saiba mais
Biografia de Antonio Vieira
Entrevista com os compositores Antonio Vieira e Riachão