domingo, 30 de novembro de 2008

Novas emoções na Via Sacra 2009

Saiba tudo sobre os preparativos para a Via Sacra 2009 do Anjo da Guarda
Por Gina Lisboa
São Luís - A Via Sacra do Anjo da Guarda, periferia de São Luís é sem sombra de dúvidas uma das maiores montagens da Paixão de Cristo realizadas pelo país, sendo a segunda maior do nordeste.
O espetáculo é realizado pelas ruas do bairro há mais de 27 anos e já foi vista por mais de 1,5 milhões de pessoas, desde sua primeira apresentação em 1981.
Na edição de 2009, com o tema Segurança: questão de valor!, o Grupo Grita, realizador do evento, trará mais uma vez para o público um assunto baseado no tema da Campanha da Fraternidade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
São mais de 100 famílias beneficiadas direta e indiretamente com o Projeto Via Sacra, que tem duração de 6 meses, o pontapé inicial foi dado no mês de agosto, quatro meses depois do encerramento do projeto de 2009, com a escolha do tema, elaboração do projeto, produção (captação de recursos), produção de textos, ensaios, gravações, oficinas e dois dias de apresentações.

“A Via Sacra hoje é um projeto com duração de 12 meses na verdade, nós do GRITA trabalhamos o ano inteiro para duas apresentações vistas por mais de 240 mil pessoas”, afirma Cláudio Silva, diretor geral do espetáculo e fundador do Grupo GRITA, sobre a dedicação do grupo na realização do evento. “São dezenas de reuniões, ficamos mais tempo no Teatro do que em casa, tudo em prol da comunidade e da resistência do teatro popular maranhense”, continua.
O Grupo GRITA está na fase de captação de recursos, encaminhando projetos e participando de reuniões com potenciais patrocinadores. “A grande dificuldade em conseguir parceiros para esse projeto, é que a cultura de uma forma geral ainda não é valorizada pelos empresários, é como se fosse um desperdício de dinheiro”, conta Cristiane Nascimento, da produção da Via Sacra.
O tema Segurança Pública dará mais uma vez ao grupo a chance de discutir e tentar coincientizar através da arte uma temática relevante para toda a sociedade. Partindo do presuposto que a violência atinge a todos, seja rico ou seja pobre, tenha estudo ou não.
“Aos poucos a comunidade do Anjo da Guarda está mudando suas características de um dos bairros mais volentos da capital maranhense, porque entidades e associações têm realizado ações que prestigiam jovens e adolescentes em situações de risco através do esporte, da dança popular e do teatro, e neste último o Grupo GRITA tem total responsabilidade através de projetos sociais e a Via Sacra é claro, que tem maior visibilidade e que gera emprego para esses jovens durante um período de 20 dias, nas oficinas, no elenco e na organização”, declara Renato Porto líder comunitário.

Estão faltando apenas 4 meses para a realização do evento e as próximas etapas serão os seminários internos e posteriormente com o elenco, conclusão do texto, seleção do elenco, gravações, ensaios e finalmente os dois dias do evento mais esperado pela comunidade da Área Itaqui-Bacanga.