domingo, 30 de novembro de 2008

A carreira de Antonio Vieira


Por Ana Cely e Suely Moura

Além de compor Antonio Vieira exerceu outras profissões durante a sua vida: já foi Diretor Administrativo de um hospital; serviu o Exército como Sargento; trabalhou na Rádio Timbira e hoje é apresentado com músico.

Em 1942, ele canta em público pela primeira vez com o quinteto Anjos do Samba. Em 1968, participa de um Festival de Música Popular e ganha o primeiro e segundo lugar com as músicas “Menino Travesso” e “Papagaio de Papel”.

Depois de 28 anos, o Mestre Vieira faz a sua primeira gravação, um compacto duplo chamado “Velhos Moleques”, que foi produzido por compositores maranhenses.

Teve indicação ao Prêmio Sharp em 1998, na categoria de melhor canção, com a música "Cocada", interpretada pela cantora maranhense Rita Ribeiro.

Em janeiro de 2001, Antonio Vieira fez um show magistral no Teatro Arthur Azevedo. Esse show intitulado “Antonio Vieira”, lotou o teatro por dois dias e teve convidados ilustres como Rita Ribeiro, Célia Maria, Elza Soares e Zeca Ballero.

Dono de um talento nato para a música,o Mestre Vieira soube aproveita o tempo para construir a sua extensa obra e toda ela é permeada de muita poesia, simplicidade e muito amor pela vida.