sábado, 29 de novembro de 2008

Falta de sono pode induzir obesidade infantil

Por Josimar Melo e Paulo de Tarso Jr.

Uma pesquisa publicada pela revista “Archives of Disease in Childhood” mostra que o aumento da obesidade em crianças está relacionado ao período que elas têm para dormirem. Um dos motivos que leva as crianças a atingirem esse estado, é a ausência de atividades físicas aliada ao crescente aceso a computadores, telefones celulares e jogos eletrônicos.

Desta maneira, o pouco tempo que as criança têm para dormir, fazem com que o metabolismo seja alterado. Como conseqüência, há o aumento da obesidade, resistência de insulina e risco de diabetes e doenças cardiovasculares.

De acordo com o pesquisador do Instituto Wellcome da Universidade de Bristol, no Reino Unido, Sharad Taheri, para que as crianças não sofram com uma obesidade indesejada, é necessário que estes “equipamentos eletrônicos sejam retirados do ambiente propício a dormir e que seu uso sejam restritos”.

Alimentação
É importante entender que não apenas o uso destes aparelhos pode ocasionar distúrbios no sono de crianças e também de adultos. A alimentação também é peça fundamental para que as pessoas tenham uma noite de sono agradável. Por isso, é importante ter uma alimentação balanceada e saudável, para evitar algum tipo de problema de saúde.

Saiba mais