sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A influência da alimentação no dia-a-dia

Por Josimar Melo e Paulo de Tarso Jr.
Foto: Josimar Melo
A boa alimentação influencia diretamente nos aspectos relativos à saúde, do desenvolvimento físico e mental, e contribui para o bem estar do indivíduo.

É cientificamente comprovado que os hábitos alimentares e a prática de atividades físicas podem reduzir os riscos de se adquirir doenças como a obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose e distúrbios do sono.

Ter qualidade na alimentação é um fator essencial para encarar as rotinas e dificuldades do dia –a – dia. Segundo observações da operadora de caixa Nilva Silva, 19 anos, suas amigas de trabalho quando tem uma boa alimentação, ficam mais dispostas para realizar suas funções e a má alimentação as deixam tristes, pois seu trabalho na área de vendas é muito desgastante, deixando-as física e mentalmente cansadas durante todo o dia.

Há dois anos almoçando em restaurantes do centro da cidade de São Luís, Nilva Silva afirma que prefere o almoço de sua casa por alguns fatores. “A rotina de trabalho e estudos é cansativa, nos restaurante muitas vezes o tempero não agrada, não existe uma variação nos cardápios e os pequenos lanches não nos satisfazem” finaliza Nilva Silva.

Uma dieta rica em frutas e verduras é essencial para uma alimentação saudável e fornecem a energia necessária para suportar as rotinas exaustivas de trabalho e estudo. Alimentos energéticos são os alimentos com a função de fornecer energia ao organismo.

Tabela com todos os grupos alimentares e suas respectivas funções



A alimentação saudável deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e ao organismo a que se destina, para que se possa obter saúde e conseqüentemente qualidade de vida.


Links relacionados:


Saiba mais sobre a energia dos alimentos
Dieta da Energia