sábado, 29 de novembro de 2008

Tecnologia espacial no seu dia-a-dia

Muitos objetos e materiais que fazem parte do nosso cotidiano foram resultado das pesquisas espaciais

Por Maurício Araya

Desde a década de 1940 – mais precisamente em outubro de 1942, quando o alemão Wernher von Braun conseguiu lançar seu primeiro foguete com trajetória pré-definida, fato que marcou o início da Era Espacial –, o Homem tem se aventurado além do Planeta Terra, em busca de respostas para a nossa própria existência. Além de realizar o desejo humano de saber o que nos reservam as estrelas, as pesquisas espaciais contribuem muito para o avanço tecnológico e para a comodidade do nosso dia-a-dia.

O teflon, utilizado em panelas, é um exemplo. O material servia para revestir as naves contra o alto calor. O velcro também é outro exemplo, utilizado nas roupas dos astronautas.

Mas a tecnologia espacial também contribui para as comunicações: a sua TV, Internet e o seu celular são alguns dos exemplos de meios que utilizam a comunicação feita por satélites, lançados com a ajuda de foguetes. A miniaturização dos circuitos eletrônicos também é resultado das pesquisas espaciais: com isso, os chips cada vez mais ficam menores.

Portanto, lembre-se da próxima vez que estiver cozinhando ou falando ao celular que estes e outros objetos surgiram com o conhecimento das ciências espaciais.

Leia também
Janela para o espaço: com importância estratégica, o CLA completa 25 anos de olho no futuro