quarta-feira, 18 de junho de 2008

Arrastão em São Luís: farsa ou realidade?

Por Marco Aurélio D’Eça

Um tumulto ocorrido no último dia 10, no Centro de São Luís, gerou polêmica, não só pela gravidade do fato, mas também pela dúvida que gerou na população. O que houve foi um arrastão promovido por marginais ou apenas um tumulto generalizado, após falta de energia elétrica na área? O próprio comando da Polícia Militar contribuiu para a polêmica ao negar o fato, mesmo diante das imagens.




No dia seguinte, o comandante do policiamento metropolitano, coronel Francisco Melo, deu entrevistas afirmando que o “arrastão” foi uma farsa. “O que houve foi um princípio de tumulto, depois que faltou energia na área e as pessoas resolveram correr para se abrigar. Mas não houve arrastão”, disse Melo. Ouça aqui a entrevista do coronel Melo à rádio Mirante AM.

Mesmo alguns setores da imprensa preferiram a versão do coronel Melo. Em matéria do dia 15 de junho, em seu blog, Walter Rodrigues (link: http://www.walter-rodrigues.jor.br/) considerou ter havido má-fé ou “facciosismo” dos setores da imprensa que divulgaram a história como sendo um arrastão.

O fato ganhou repercussão nacional. Imagens foram divulgadas em programas da GloboNews da TV Globo. Testemunhas disseram que cerca de 30 homens levaram bolsas e objetos de pessoas que estavam no local. As mulheres foram a maior parte das vítimas. Alguns suspeitos foram detidos para averiguação, mas ninguém foi preso.

Os donos de lojas no centro da cidade temem um outro tumulto deste tipo. Por conta disso, os comerciantes pedem reforço policial.