quarta-feira, 18 de junho de 2008

FUTEBOL BRASILEIRO. E AGORA, VALE OURO?


POR SUELY MOURA



Quando em 1894, Charles Miller volta da Inglaterra trazendo consigo duas bolas de couro, ele estaria introduzindo no Brasil o que se tornaria, ao longo dos anos, o esporte mais popular do mundo e uma grande paixão dos brasileiros: o futebol.


A princípio, esse esporte era destinado somente às elites, porém, com o surgimento de campeonatos regionais e o crescente interesse do público e da imprensa, ele vai se difundindo e tornando-se cada vez mais popular, de modo que, hoje, ele é o esporte que tem a capacidade de atrair um maior número de torcedores.

O FUTEBOL NAS OLIMPÍADAS

O futebol brasileiro sempre teve um lugar de destaque em quase todos os eventos esportivos em que participou. Não é por acaso que o Brasil é também conhecido como o país do futebol. Nas olimpíadas, todavia, o futebol brasileiro deixa a desejar, pois desde que estreou nela, em 1952, nunca conseguiu conquistar uma medalha de ouro.


Para alguns, um dos motivos de o futebol brasileiro ser sinônimo de tanta tristeza e decepção, é que, apesar de ser o esporte número um do planeta, ele jamais teve a mesma popularidade das copas do mundo, a ponto de se cogitarem até a saída dele do programa olímpico.


Para o técnico de futebol do São José, time de São José de Ribamar, Sandow Feques o principal motivo de o Brasil nunca ter conseguido medalha de ouro no futebol foi o desinteresse das organizações em relação aos jogadores, pois os convocados para as olimpíadas eram praticamente amadores. “As olimpíadas nunca foram tão lucrativas como a copa do mundo, e isso acarretou na falta de interesse desses organizadores, no sentido de não deixar os países selecionarem melhor os jogadores que irão representá-los”, disse o técnico.


Ele comentou ainda, que hoje, a história é diferente, pois como as olimpíadas passaram a ser “lucrativa” (perdendo apenas para a copa do mundo do ponto de vista financeiro), todos os olhos estão voltados para ela. E, por essa razão, o Brasil possui grandes chances de ganhar a inédita medalha de ouro no futebol, visto que, quem irá representá-los serão jogadores profissionais.


Armstrong de Sousa, diretor esportivo do Esporte Clube Santanense, reforça a opinião do técnico do São José. Para ele, o principal fator que impediu o Brasil de conquistar o ouro no futebol, foi à falta de jogadores qualificados nos jogos. “Nossos melhores jogadores estão espalhados pelo mundo todo e os times para os quais eles são contratados, na maioria das vezes, não os cedem para participarem das olimpíadas”. Ele completa dizendo que quase todos os jogadores que disputaram olimpíadas, foram contratados em cima da hora, não tiveram treinamento necessário e, conseqüentemente, acumularam uma série de derrotas.

AS RESTRIÇÕES OLÍMPICAS

A década de 1930 foi o início do processo de profissionalização do esporte e, como nas olimpíadas as regras eram claras, ou seja, não eram permitidos profissionais, grandes potências esportivas como o Brasil, Itália, Alemanha Ocidental, Argentina e Uruguai eram obrigadas a se apresentar com times amadores. Esse é um dos motivos de o Brasil jamais ter conquistado medalha de ouro e de o futebol olímpico nunca ter tido a mesma popularidade das copas do mundo.


Somente em 1984, o COE (Comitê Olímpico Internacional), permitiu a inscrição de atletas profissionais desde que não tivessem participado em copas do mundo. Em 1992, a FIFA mudou as regras: as seleções poderiam ser compostas de atletas com, no máximo, 23 anos, com apenas três vagas para atletas mais velhos, independentemente de terem participado, ou não de copas do mundo.


Já o futebol feminino só começou a participar de olimpíadas recentemente, em 1996. No entanto, para ele não há restrições. Podem participar jogadoras de qualquer idade, mesmo aquelas que já disputaram campeonatos mundiais.


OS JOGOS DE PEQUIM

Em agosto deste ano de 2008, será realizado na cidade de Pequim, na China, os XXIX jogos olímpicos, e o futebol brasileiro, terá mais uma vez a oportunidade de conquistar a tão esperada medalha de ouro.


Ao técnico Dunga, que é o responsável pela seleção que irá disputar o inédito título fica a responsabilidade de fazer o melhor e, os brasileiros, que ficarão torcendo, a esperança da tão sonhada vitória.

Saiba Mais...
Lula confirma que vai às Olimpíadas de Pequim
Chineses querem uma Olimpíada limpa
Com goleada, futebol feminino do Brasil vai à Olimpíada pela 4ª ...
Informações,fotos dos mascotes das Olimpíadas de Pequim ...

Assista ao vídeo
Seleção Brasileira perde para o Japão na estréia das Olimpíadas de Atlanta