sexta-feira, 20 de junho de 2008

Chuvas continuam intensas esse mês em São Luis

Por Danielle Lobato

Esse mês o volume de chuva que já caiu sobre São Luís foi mais do que os anos anteriores e isso tem causado vários problemas aos ludovicenses. A capital tem sofrido sérias conseqüências dessas chuvas. Várias famílias já tiveram casas, móveis, eletrodomésticos, roupas e outros pertences destruídos pela chuva. Os motoristas tem tido muitos prejuízos em concerto de carros, pois as ruas de São Luís ficam quase intrafegáveis e engarrafamentos enormes se formam em vários pontos da ilha, em dias de chovas fortes.

Além da cidade não ter uma estrutura que resista a fortes chuvas, os meteorologistas do Núcleo Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) afirmam que houve um aumento significativo da quantidade de chuvas que caíram sobre São Luís nesse semestre do ano de 2008, chegando a marcar 2166 mm, visto que media histórica habitual chega a 2024 mm.

http://www.jornalpequeno.com.br//2008/6/13/Pagina80536.htm

Apesar do diretor do Núcleo de Meteorologia da UEMA, Gunter Reschkeper, ter previsto, após a chuva do dia 5, que as intensas chuvas cessariam, pois o mês de junho e julho são os meses de transição entre o período chuvoso e o seco, não foi o que ocorreu.

http://imirante.globo.com/plantaoi/plantaoi_imp2.asp?codigo1=166946

As chuvas continuam caindo com intensa quantidade de água, o que está sendo considerado um fenômeno atípico pelos meteorologistas. Segundo informação de Rochelle Monteiro, também do núcleo de meteorologia da UEMA, nos 11 primeiros dias do mês de junho, as chuvas registraram a marca de 260 mm, e que de 1961 a 1996, a media registrada durante todo o mês era de 117 mm. A nova previsão do núcleo é que as chuvas provavelmente só devem encerrar no final de julho. A explicação para essa anormalidade das chuvas é a junção do fenômeno La Niña, do efeito de brisas e das Ondas Leste.

http://www.jornalpequeno.com.br//2008/6/13/Pagina80536.htm

O caos em São Luís
Os ludovicenses temem a cada vez que olham o céu nublado, as chuvas têm trazido consigo muitas tristezas a algumas famílias de São Luís. As pessoas ficam impossibilitadas até de sair de casa, isso quando a água não invade as suas casas e várias avenidas ficam alagadas. Alguns pontos da cidade, os alagamentos são constantes.

Esse mês foi possível observar os pontos da cidade onde os motoristas passar por transtorno para se locomoverem. No dia 06, vários acidentes aconteceram, na ponte do São Francisco, na avenida Casemiro Junior e na avenida Carlos Cunha. No dia 10, terça-feira, a chuva deixou o transito lento e complicado, a volta para casa foi difícil tanto para quem usa o transporte publico, como para quem tem carro próprio. Já na terça-feira, dia 12 de junho, uma forte chuva no inicio da tarde, que durou aproximadamente duas horas, é um exemplo de dia de caos vivido na capital. Nesse dia, alagamentos nas avenidas Beira-Mar, Jerônimo de Albuquerque, nos estacionamento do Tropical Shopping dificultaram o trânsito e trouxeram sérios prejuízos aos motoristas.

http://oimparcial.site.br.com/site/content/view/1806/240/
http://oimparcial.site.br.com/site/content/view/2142/240/
http://www.jornalpequeno.com.br//2008/6/7/Pagina80115.htm

Os moradores de alguns bairros já não sabem mais o que fazer para chamar a atenção das autoridades. No São Francisco a conseqüência da forte chuva foi sentida por moradores e comerciantes da rua Oito. Lá a água inundou casas e comercio, causando perca de mercadorias e móveis. O alagamento lá é pior quando a chuva cai no mesmo horário em que o mar está cheio, pois essa parte é uma das mais baixas do bairro e próxima do mar.

http://www.jornalpequeno.com.br/2008/6/13/Pagina80535.htm

Moradores da rua Bom Jesus no Rio Anil também tem sofrido as conseqüências desse aumento das chuvas devido a um problema que existe desde 2006 no bairro. Lá uma construção inacabada da Prefeitura de São Luis impede o escoamento da água e causa alagamento nos quintais e até mesmo dentro das casas dos moradores dessa rua. Uma moradora, inclusive foi obrigada a abandonar sua casa.

http://www.jornalpequeno.com.br/2008/6/17/Pagina80772.htm

Veja um vídeo que mostra o trânsito de São Luís em dia de chuva forte:
http://imirante.globo.com/plantaoi/plantaoi_video.asp?codigo1=167995

Assista a previsão do tempo para hoje:
http://imirante.globo.com/plantaoi/plantaoi_video.asp?codigo1=168347