quinta-feira, 19 de junho de 2008

Vitórias femininas durante os séculos XX e XXI

Por: Lauriane dos Santos Gomes

A imagem frágil que as mulheres tinham no século passado, já não existe mais. O movimento feminista nos anos trinta ajudou as mulheres a conquistar um espaço na sociedade machista. Um passo importante do século XX foi o direito ao voto, e ao longo do tempo as vitórias femininas perante a sociedade são inúmeras.

Mulheres ocupam hoje espaços que antes eram limitados somente para homens, elas provaram para a sociedade que são tão produtivas ou até melhores que os homens ao longo do século vinte. A liberdade feminina fez com que ela saísse do lar, dos braços do pai ou marido, passou então a gerar renda e a competir no mercado de trabalho. E assim passou a ser uma ajuda a mais na renda familiar. A mulher de hoje possui os mesmos direitos do homem, responsabilidades iguais e obrigações iguais, essas mudanças provocaram igualmente transformações psicológicas, de submissa e obediente e super desdente de seus parceiros, a mulher de hoje é livre e independente, elas superam desafios que as tornaram a mulher do seculo XXI.O trabalho representa hoje um poder de escolha que por muito tempo foi dos homens, isso permite que muitos lares sejam chefiados por mulheres, até o código civil reconhece o progresso feminino. As conquistas são cada vez maiores, hoje existem ainda homens que são bem mais remunerados que as mulheres, mais isso já diminuiu bastante. No Brasil as mulheres têm mais anos de estudos que os homens e continuam a ocupar espaços no mais variados setores da economia brasileira, as vantagens dos homens sobre as mulheres estão diminuindo.

Já é comprovado que mulheres vivem mais que homens, a sociedade está evoluindo e a submissão da mulher que existia no inicio do século passado, esta sendo substituída, a mulher hoje pode ser esposa, mãe e também exercer funções que antes eram exercidas somente pelos os homens na sociedade.

As mulheres vêm desempenhando um papel muito mais importante do que os homens no crescimento da população economicamente ativa. Elas se especializam, através de estudos e qualificação profissional, promovendo um melhor planejamento familiar. A taxa de fecundidade que antes era de 6,3 filhos hoje é de 2,3 para cada mulher, com isso as mulheres podem conciliar melhor o trabalho e a cuidar do lar.

Para consolidar melhor sua posição no mercado de trabalho a mulher tem, adiado seus projetos pessoais, como a maternidade. A redução do número de filhos é um dos fatores que tem contribuído para facilitar a presença da mulher no mercado de trabalho.

Trabalhar fora de casa é uma conquista recente para as mulheres. Ganhar seu próprio dinheiro, ser independente e ainda ter sua competência reconhecida por todos é motivo de orgulho para todas as mulheres. O perfil delas é muito diferente do apresentado no começo do século. Além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade como os homens, ela ainda realiza as tarefas tradicionais, como a de ser mãe, esposa e dona de casa.

Vê-se que grandes empresas os números de mulheres chefiando os setores tem crescido bastante, tanto quando os homens existem na sociedade hoje grandes empresarias, mulheres que comando os negócios, mulheres envolvidas com a política está cada vez mais aumentando, apesar dessa função serem mais exercidas pelos homens, elas estão conquistando esse espaço aos poucos.

Hoje as mulheres ocupam posto nos tribunais superiores, nos ministérios, pilotam jatos, em organizações de pesquisas tecnologias, elas estão conseguindo emprego com mais facilidade, as mulheres estão sendo escolhidas para a maior parte das novas vagas surgidas no mercado de trabalho. Isso é decorrente da competência feminina e de sua grande valorização na socieddae não só brasileira como mundial.

Elas provaram que podem ser donas de casa, cozinheiras, também boas mecânicas, médicas, advogadas, motoristas, engenheiras, jornalistas, empresarias, prefeitas, governadoras, vereadoras e vários outros cargos que também são exercidos pelos homens, e é provado também que elas não ficam atrás deles.

A qualificação profissional das mulheres é bem notória, as universidades os números de estudantes mulheres é bem maior que a presença dos homens, a capacidade de fazer varias coisas é extinto da mulher. O seu crescimento no mercado de trabalho vem da batalha e da força de vontade que levaram elas a lutar contra o preconceito e o machismo que rodeiam ainda nossa sociedade.

Leis mais:
O feminismo no Brasil - Hikari no Tenshi.htm
A-MULHER-E-O-MERCADO-DE-TRABALHO-NO-BRASIL-GLOBALIZADO.htm