quarta-feira, 18 de junho de 2008

Beleza envenenada: indústrias de cosméticos apostam em método exótico para rejuvenescer a pele

Por: Alessandra Castro

Elas se arrastam pelo chão desde que os tempos são tempos. Podem ser peçonhentas ou não, mas definitivamente causam arrepios para leigos observadores. As cobras serviram de inspiração para o mal na religião e até para possíveis xingamentos, mas o que muitas pessoas ignoram é que elas também são de verdadeira utilidade para o ser humano, companheiras que podem tanto salvar, curar e também embelezar.

Recentemente cientistas do instituto
Butantan em São Paulo, descobriram que a toxina extraída da jararaca, por exemplo, pode ajudar nos casos de pressão alta durante a gravidez, um problema que era considerado perigoso para a saúde da mulher e da criança, agora pode ser combatido com uma substância encontrada no veneno deste ser.

Outra informação interessante nesta área é que, médicos da Universidade Estadual Paulista encontraram conteúdos importantes nas glândulas letais das serpentes, que ajudariam em cicatrizações mais rápidas aposentando assim de uma vez por todas os incomodáveis pontos na sala de cirurgia. Vale lembrar que na fauna mundial existem mais de 2.000 espécies de cobras e uma maioria delas são portadoras desses venenos que podem ser grandes agentes benéficos para a sociedade, especialistas mais esperançosos acreditam que futuramente analgésicos serão feitos desta toxina e o câncer juntamente com a trombose possivelmente poderão ser auxiliados e melhores tratados. Isso apenas indica que os estudos sobre esses animais não tem previsão de acabar.

Se estes não foram motivos suficientes para você ver estes répteis com um olhar mais bondoso, saiba agora que até nos centros de beleza eles podem estar. Uma das grandes novidades no mundo dos cosméticos é um creme feito a partir do veneno extraído das cobras e que pelos mais vaidosos já ganhou o apelido de “Novo Botox”.

A toxina botulínica, o famoso
botox, nasceu em meados dos anos 80 como uma maneira revolucionária de apagar rugas que insistem em aparecer com o passar do tempo, seu objetivo é paralisar os músculos do local aplicado, alterando assim a expressão do paciente em possivelmente, anos mais jovem. Às vezes tais resultados podem não ser o esperado e por isso o mundo da estética nunca deixou de buscar novas “Fontes da juventude”.

Mas como achar uma substância que consiga suavizar as feições de uma forma suave e sem agressões para a pele? Buscando nas florestas é lógico!
Quando uma serpente quer atacar sua presa, ela expele um veneno que entorpece os ligamentos da vítima, deixando-a completamente indefesa. Pesquisando sobre isso, cientistas conseguiram criar uma substância sintética com um efeito equivalente e testaram em rostos humanos, o resultado foi surpreendente. Quando Gwyneth Paltrow, ganhadora do Oscar de melhor atriz em 1999, apareceu no tapete vermelho com um rosto mais liso e belo, milhares de mulheres americanas correram para suas clínicas estéticas para pedir o mesmo efeito e aprovarem também o moderno creme.

No Brasil existe a linha de cosméticos Adcos, que apresenta também o seu produto feito à base do principio ativo Syn Ake, nome cientifico dado pelos especialistas da área. “O creme de tratamento feito com esse principio ativo possui uma ação muito semelhante ao botox, ele relaxa os músculos, evita a formação de novas rugas e possui a vantagem de não ser um método agressivo para pele.” Explica a Dra. Maria de Belém Monteiro, proprietária da Clínica Corpore de Cirurgia e Medicina Estética aqui na capital maranhense que oferece o método de rejuvenescimento.
Trata-se de uma boa notícia para quem gosta de experimentar produtos de qualidade, porém, vale lembrar que essas loções são apenas auxílios e quem dita à idade de sua pele é você mesma. Hábitos alimentares ruins, sono irregular, exposição ao sol, nicotina e álcool são os vilões da juventude do seu corpo, aprenda a fazer tudo com moderação para não se arrepender mais tarde.

Portanto, eram-se os tempos em que falar de cobras era falar de maldade, esses répteis que tanto fora descriminados antigamente agora trazem benefícios incríveis para a humanidade, um veneno do bem e o único pecado que hoje em dia essa serpente pode trazer, é o da vaidade.

Leia mais em:
Trilha sonora desta matéria: